Quando pensamos em educação nos vem à mente o tamanho desafio que o Brasil enfrenta no que diz respeito à efetivação de tal proposta com a conjuntura que se organiza o sistema educacional. Sobre os professores recai a responsabilidade de ser um profissional Bombril, mil e uma utilidades. No momento que a instituição família não mais corresponde àquilo que dela se espera, os professores alem de dominar o campo do conhecimento em que atuam, precisam fazer o papel de psicólogo, assistente social, pai, mãe, médico, bombeiro, apaziguador, e para completar, são postos como escudos humanos numa batalha onde suas armas são o giz e o quadro negro.
Na Finlândia, para termos uma idéia, o professor é mais bem remunerado do que os médicos e os engenheiros, não significa que os médicos e engenheiros ganham mal, são os professores de fato reconhecidos financeiramente mesmo. Tem autonomia para desenvolver qualitativamente a proposta de aprendizagem, e isto reflete no interesso dos alunos frente ao objeto do conhecimento, que os interessa e tem tudo a ver com o seu mundo, não estudam ele somente por que está na cartilha.
Já vivenciamos isso nos tempos da escola, e hoje após significativo tempo, vemos a mesma realidade. Professores e alunos são subordinados ao sistema, professor ensina o que não deve e os alunos não aprendem o que não os interessam. A proposta da educação não consiste em formarmos máquinas que saibam repetir o que os ensinamos como se fosse num programa de computador, precisa ter tudo a ver com o que de fato os interessa, ter sentido, significado e aplicabilidade em suas vidas, precisam aprender com emoção.
Temos um precioso exemplo sobre o Mestre dos mestres. O que Jesus conseguiu transmitir aos seus? Muitos líderes religiosos já pregavam os ensinamentos, mas ele não tinha sentido para a vida das pessoas, as oprimia, a lei tinha mais importância do que o homem. O Mestre dos mestres mostrou que outra alternativa era possível, mostrou que os milagres não eram comprados em indulgências, mas que eles eram possíveis pela germe da fé que habitava dentro de cada pessoa.
Educação significa tirar de dentro “educere” e não imposição de um sistema de regras. O que estamos esperando?
Leoclécio Dobrovoski