28/08/2013


Voluntária: Silvia Helena de Souza Figueira - Graduada em Pedagogia – UNIP/ Manaus- AM, Pós graduação em Psicopedagogia – Universidade Católica/ Udia, Pós graduação em Educação Especial – Universidade Católica/ Udia.

Como você conheceu a Cristina Cavanis e como surgiu interesse em colaborar com nossas crianças e adolescentes?
R. Conheci através do Pe.  João Pedro durante uma visita a minha casa, logo demonstrei interesse e ele me convidou para conhecer a casa, na primeira visita já me ofereci ser voluntária. A ação voluntária permite a utilização de talentos, habilidades e potenciais não aproveitados no meu dia a dia profissional.

Estamos passando de forma geral, por um excessivo individualismo em nossa sociedade. O que lhe motiva a separar tempo para o trabalho voluntário no projeto Clube da Leitura?
R. O que me motiva é o amor ao próximo; um desejo profundo de ser um agente de transformação do ambiente ao meu redor, buscando a auto-realização através do trabalho voluntário e principalmente o crescimento pessoal.

Em sua opinião, quais são os benefícios para uma criança que aprende a ler e escrever na idade certa?
R. Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.

Como as crianças e adolescentes receberam o seu trabalho e quais são os aprendizados dessa parceria com a Cristina Cavanis?

R. Fui recebida com muito carinho pelas crianças e adolescentes e também colaboradores da casa. O aprendizado foi saber que era capaz de contribuir com conhecimento e ou recursos diversos, a satisfação pessoal esta sendo muito maior que apenas ajudar ao próximo, recebi muito mais em troca do que imaginei, além de poder sentir o calor humano e o carinho destas crianças e adolescentes. Com esse trabalho senti mais útil, feliz e o melhor continuo aprendendo.