31/05/2015

Nº 21 – 201544440


“2015 – Ano da “Vida Consagrada” e “Ano da Paz”


Dia 26 – São Felipe Neri


“SOLENIDADE DE PENTECOSTES”
c

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis! 

Hoje, após cinqüenta dias da Páscoa, a Igreja celebra solenemente o “Pentecostes”, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e sobre Maria Santíssima reunidos no Cenáculo. A Igreja canta: “Envia seu Espírito Senhor e renova a face da terra”.  Mais do que nunca a humanidade, a Igreja, a vida religiosa, nossas famílias precisam deixar-se renovar pelo Espírito Santo de Deus que foi derramado em nossos corações. 

Viver segundo o Espírito significa, antes de tudo, viver segundo o Evangelho de Jesus Cristo. Neste ano da vida consagrada a Igreja convida todos os religiosos a viver a “Alegria do Evangelho” e fazer a experiência do encontro com “Jesus”, iluminados pela força e pela ação do Espírito Santo. Se assim o fizermos “seremos felizes”, pois só em Cristo encontramos a fonte da verdadeira alegria que não acaba jamais. 

Na primeira leitura encontramos os apóstolos e as multidões falando em uma língua em que todos entendiam. Não temos dúvidas de que esta é a “Linguagem do amor, da ternura, da paz, da fraternidade universal”, isto é, a língua própria do Espírito Santo. Será que em nossas comunidades religiosas, em nossas paróquias, obras sociais e em nossas famílias falamos a linguagem do Espírito? Infelizmente, temos que admitir, que muitas vezes não. Por vezes, sobressai a linguagem do egoísmo, do individualismo e da indiferença; gerando dor, tristeza e conflitos desnecessários. Procuramos evitar tudo isso em nossas relações fraternas e comunitárias e deixamo-nos guiar pelo Espírito. 

Na “Boa Semana” anterior falei um pouco sobre o nosso VII Capitulo Provincial, o qual está a menos de dois meses de sua realização e desejei que pudesse ser um “Novo Pentecostes” na vida da Província, da Congregação e da Igreja. Porém, alguém poderia pensar e dizer: “somos tão pequenos, tão poucos e tão frágeis”.  No entanto, se estivermos reunidos e unidos como os Apóstolos e Maria no Cenáculo, sob a luz do Espírito Santo, poderemos afirmar que seremos grandes, muitos e fores. Não esquecendo, porém, que o lema para o VII Capitulo é este: “É preciso que Ele cresça e eu diminua”. Quando Cristo cresce em nossas vidas naturalmente crescem entre nós a fraternidade, a unidade, o amor e a partilha. 

COMUNICADOS:


  • Em nome da equipe responsável pela consultação para o nosso VII Capitulo Provincial, quero agradecer a todas as Famílias Religiosas que já se reuniram e as quais irão se reunir nestes dias para responderem os questionários individuais e por Família. Assim que responderem peço-lhes a gentileza de enviarem o mais rápido possível à equipe a fim de poderem analisá-los.

  • Lembro aos Párocos, Vigários e Diretores Executivos que nesta semana foram enviados em seus e-mails alguns questionários para serem encaminhados aos coordenadores das Obras Sociais, Paróquias, Leigos Cavanis, Jovens, SAV e Zeladores de Capelinhas. Peço a gentileza de encaminhar aos responsáveis e explicar a importância de suas participações por meio dos referidos relatórios.

  • Nesta semana foi feita a Convocação dos Delegados e Ex-ofícios para VII Capitulo Provincial. Conto com a oração e empenho de todos os religiosos e leigos neste importante momento da nossa Província. 

  • reunião do Conselho Geral será nos dias 01 a 05 de junho em Roma, Itália. Desde já rezamos por este momento.


ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL NA SEMANA:

Dia 27/05/1995, Pe. João da Costa Holanda, Vigário Provincial e pároco da paróquia Nossa Senhora Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG. 

A ele nossos parabéns que neste próximo sábado, dia 30 de maio, às 19h, celebrará na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia seus20 anos de votos perpétuos e 20 anos de ordenação presbiteral. Acompanhamos com nossa presença e oração. 

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis”!” desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada por intercessão de São Felipe Neri, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,                                                                                         
Pe. Edemar de Souza
Provincial