19/11/2015

Alunos atendidos pela Casa da Criança “Cristina Cavanis”, no bairro Laranjeiras, mostraram para motoristas e motociclistas, na manhã desta segunda-feira (16), que é preciso ter mais atenção e menos pressa no trânsito. A instituição está localizada na Avenida Iraque, região onde já aconteceram muitos acidentes de trânsito provocados por imprudência dos condutores.  


A ação “Trânsito Seguro. Mais Vida no Trânsito” conta com o apoio da Secretaria de Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã (SEMPDSC) e do Núcleo de Educação da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran). Além da blitz educativa, as cerca de 35 crianças participaram de palestras e assistiram vídeos alusivos ao tema.

Segundo o psicólogo da SEMPDSC, José Jonas de Lacerda Dias, a pasta está sempre disponível para participar de ações que tragam mais segurança às pessoas. Ainda segundo ele, panfletos alertando sobre o risco de usar drogas ilícitas e licitas, como o álcool antes de dirigir, estão sendo entregues com o intuito de alertar os condutores e educar as crianças.
Para a coordenadora pedagógica da “Cristina Cavanis”, Dayana Karla, a ação foi motivada pela imprudência dos motoristas, que não respeitam a travessia elevada e nem o limite de velocidade. “Eles passam correndo e é um risco para as crianças. Sempre acontecem acidentes próximos a instituição por desrespeito”, disse.

 O palestrante Roberto Ferreira Fontoura perdeu o movimento das pernas depois de se envolver em um acidente no trânsito, enquanto pilotava sua motociclista. Atualmente, utiliza parte de seu tempo em palestras para conscientizar futuros e atuais condutores. “As pessoas precisam se conscientizar sobre os riscos no trânsito”, disse.

A Rafaella Senna, de 09 anos, mora no bairro São Jorge e afirmou ter visto vários acidentes em seu bairro. Com as palestras, ela já aprendeu o recado. “Tem gente que não tem muito respeito e nós estamos aqui para alertar essas pessoas”, disse.

Fonte: PMU