17/03/2016

Uberlândia conta com 30 córregos dentro de sua área urbana e constantemente as margens deles recebem o plantio de árvores especiais para as Áreas de Preservação Permanente (APPs). O serviço é feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e nesta quarta-feira (16) foram plantadas 190 mudas nas margens do córrego Mogi, na avenida Tomás Antônio Gonzaga, na região Sul da cidade. Entre várias espécies, a lista de hoje tinha ipês, mangues, guapuruvu e imbaúba. No mês passado, já haviam sido plantadas outras 240 mudas às margens do Mogi.
Mesmo morando em apartamento e com apenas 12 anos de idade, Marcos Ferreira tem uma boa consciência ambiental. Ele já plantou várias árvores e foi um dos primeiros a fazer o plantio próximo ao Mogi. “Sempre que vou à casa dos meus avós gosto de ficar entre as árvores. Meus pais sempre me ensinaram a importância delas e quando planto uma, penso que estou contribuindo para o futuro de todos nós”, disse o adolescente que estava acompanhado de mais 14 crianças atendidas pela Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis.
“Este tipo de ação é importante para educarmos as crianças sobre o meio ambiente e elas geralmente gostam muito, por isso aceitamos o convite da Prefeitura para participar. Temos que fazer atividades como esta, em busca da recuperação e preservação da natureza”, disse a coordenadora pedagógica da Casa Cristina Cavanis, Dayana Carla Oliveira Amâncio.
O curso das águas do Mogi é de quase três quilômetros desde sua nascente, no bairro Jardim Botânico, até o desague no córrego Lagoinha. A recuperação de suas margens teve início há cerca de 20 anos e um de seus idealizadores foi o fotógrafo Beto Oliveira, que ainda se empenha pessoalmente nos cuidados da área. “Antes era tudo tomado pela brachiaria, não era um cenário bonito. Quem se lembra daquela época, fica feliz quando vê como está hoje. É um sonho que se concretiza a cada dia, um belo sonho”, disse.
O plantio faz parte do programa “Uberlândia Te Quero Verde”, da Prefeitura de Uberlândia, que promove a arborização tanto na área urbana, quanto na zona rural. A intenção da Administração municipal é que a cidade tenha um milhão de árvores plantadas antes de sua população completar um milhão de habitantes. A contagem das mudas plantadas desde 2013 pode ser acompanhada pelo Placar Verde, fixado no cruzamento das avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos.

Fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/noticia/11469/margens_do_corrego_mogi_recebem_mais_arvores.html#