12/12/2016

Mais uma etapa do Coletivo Coca-Cola Laranjeiras foi encerrada. Na noite desta quinta-feira, 08.12, foi realizada formatura dos alunos que se inscreveram nos três cursos disponibilizados pelo Instituto Coca-Cola Brasil com a parceria da ONG Cristina Cavanis: Comunicação e Tecnologia, Marketing e Vendas e Produção de Eventos. O encontro aconteceu na Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, rua Iraque, 222 – bairro Laranjeiras.

Na oportunidade, o educador social e também supervisor dos cursos, Edvaldo Lourenço apresentou os resultados obtidos nos dois meses de duração dos cursos e parabenizou os alunos pela conquista.

 

Sobre o Projeto

A inovadora plataforma de Valor Compartilhado utiliza a cadeia de valor da empresa para geração de benefícios para a sociedade. O Coletivo conta com mais de 500 unidades em 150 comunidades no Brasil e já impactou mais de 150 mil pessoas emponderando especialmente jovens e mulheres de baixa renda. 

O Coletivo é a plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil que, desde 2009, transforma a realidade de milhares de pessoas, tornando-as protagonistas de suas vidas, utilizando para isso a cadeia de valor da empresa. O Coletivo promove oportunidades econômicas nas comunidades de baixa renda, em parceria com instituições locais, oferecendo treinamento técnico, emponderamento comunitário e acesso ao mercado. 

O Coletivo capacita jovens e mulheres de comunidades urbanas de baixa renda e os encaminham para o mercado de trabalho formal. Mais do que capacitação, o Coletivo busca transformação social e aumento de autoestima. Ao final do curso, os jovens são direcionados para processos seletivos em empresas parceiras da Coca-Cola ou podem buscar emprego em qualquer empresa do mercado. O varejo é uma boa porta de entrada, mas não é a única. O importante é que o aluno descubra seu potencial e desenvolva um propósito de vida. 

O Coletivo em Uberlândia 

O projeto Coletivo foi implementado na área da Uberlândia Refrescos em 2011 mas em 2014 foi implementado na ONG Cristina Cavanis. A partir de então, foi obtido um grande número de participantes que passaram pelo projeto. Hoje, a empregabilidade alcança a média de 41% dos inscritos no projeto. 

O projeto Coletivo, tem sido um espaço de discussão, debate e construção do conhecimento que contempla os conteúdos específicos de cada curso alinhado a temas atuais como Igualdade de Gênero, Direitos Humanos e Empoderamento Feminino que amplia o olhar do jovem e o prepara para atender as demandas do mercado de trabalho.

Enviado por: Edvaldo Sant`Ana Lourenço, educador social da Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis.