19/09/2011

                           
                                                                1-Paciência:
“A Perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã. Acredito que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã. E, também acredito que o motivo de muitas derrotas, na vida de muitos cristãos e grandes homens de Deus é devido a abstinência desta admirável virtude que é a PERSEVERANÇA.”
As instituições Cavanis não promovem sementeiras especiais. Os nossos fundadores nos deixam está afirmação.
Paciência deriva do latim pátrio que significa “SOFRER”. É a capacidade de SACRIFICAR-SE pelo outro, a paciência é um processo em longo prazo, que necessita de tempo para ser aprimorada.
                                                                                            
                2-   Esperança de Fruto:
"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la."
O Papa Bento XVI nos recorda da esperança dos educadores no futuro. Um educador sem esperança não é um educador, por esse motivo os irmãos Cavanis queriam que os votos de esperança fossem como uma semente que traz dentro de si o fruto.
                                                      
  3-Oração:
“A oração é a respiração da alma, a íntima ligação com o seu Criador e Salvador...”
É a força secreta de cada Cavanis, sem oração é difícil saber o sentido da vida. Oração é educar os jovens a reflexão, é ajudar a pessoa escutar a Deus e o próximo.
                                                      


                                                                  4-Coragem:
"A coragem é o medo vencido”.
No serviço educativo é preciso coragem. Coragem de ser pai mais que mestres, quer dizer se importar mais com os pequenos, der a eles a oportunidade que muitas vezes a família não Da. “Coragem sede constantes e vereis o auxilio de Deus sobre vos”.
                                     

   5-Amorosa Presença: Vigilância
“A presença permanente da velha natureza garante que na vida cristã não há vitória sem vigilância”.                  
Amar como Deus nos amou sem esperarmos nada em troca, assim devem ser os Cavanis doar seu amor sem esperança de recebê-lo da mesma forma. O amor é algo gratuito e vem das formas espontâneas do coração.



“A quantidade de recursos necessários para ir ao encontro das crianças pobres tem que ser tão grande quanta as suas necessidades.” PE Antônio.

É só ter um jovem necessitado e que precisa de educação para que tenha o direito de pertencer a Instituto, e a quantia de socorros que procuramos fornecer a estes filhos é tão variada e complexa quanto são múltiplas e variadas as suas necessidades.

Todos os homens necessitam de amor, muito as do que se pensa e muito mais do que possam merecer.

A alegria é o melhor agradecimento que se pode dar a DEUS.

O maior bem que os cavanis fizeram á juventude não foi somente “distribuir a riqueza deles”, mas ensinar a verdadeira riqueza que cada um de nós tem: a filiação divina.

 educadora Cavanis: Railda