
05:53

Cristina Cavanis
Uma das melhores fases da nossa vida é a infância. Não há nenhum ser humano que não relembre do seu tempo de criança com uma grande nostalgia. As mudanças das práticas culturais, brincadeiras, cantigas de roda, coisas simples se perderam com o tempo, deixando uma lacuna, que foi pouco a pouco trocada pela tecnologia e babás eletrônicas, e neste caso, não importa se é rico ou pobre, o contato humano foi trocado pelo computador, vídeo games ou simplesmente a tela de um televisor.
Quando se fala do desaparecimento da infância os pesquisadores contemporâneos não estão falando da mortalidade infantil, mas sim, da morte trágica do “brincar”, da vivência ingênua e descompromissada! As crianças da atualidade tornam-se adultos precoces , pois além do apelo da mídia, eles vivenciam a violência, muitas vezes dentro de casa, assimilam para si os problemas urbanos.
A sociedade e o meio em que ela vive é que vai aos poucos incutindo na criança noções de valores, responsabilidade que é devida aos pais.Os pais estão sempre ocupados atrás do sustento da casa – o que é algo muito comum nos dias atuais E as crianças não recebem educação adequada , e sem ter modelos a seguir, elas acabam por sugar tudo o que vêem ao seu redor. E é isso que dita a formação do seu caráter. E todos nós sabemos que esse tipo de educação acaba levando as crianças para o lado ruim da vida e se perdendo por caminhos errados e assim a infância vai se encurtando cada vez mais.
Cabe aos pais ensinar o que é certo e errado, devemos deixar que brinquem, que se sujem, que corram e não expô-las a um mundo adulto totalmente vulgarizado e capitalista. Para a criança não existe divisão de classes sociais, etnia, religião e preconceitos, criança é apenas crianças sem rótulos ou orgulho. Criança que se preza tem que soltar pipa, rodar pião, jogar bolas de gude, correr de bicicleta machucar-se subir em árvores, jogar bola, ler revista em quadrinhos, assistir filmes no cinema. Ser criança e não adulto, viver o momento presente sem pensar no futuro.
Silene Moreira - Coordenadora Pedagógica