
2. Breve Histórico:
A história da Associação Antonio e Marcos Cavanis está entrelaçada na história da Província Antonio e Marcos Cavanis (Brasil) instituição religiosa da Congregação das Escolas de Caridade - Instituto Cavanis (Itália). Nascemos sob a inspiração de um ideal iniciado por dois irmãos religiosos há mais de dois séculos.Uma linda história de dedicação ao trabalho com a juventude, que foi iniciada na Itália no ano de 1802, pelos irmãos: Padre Antônio Ângelo Cavanis e Padre Marcos Antonio Cavanis. Desde então o ideal dos dois irmãos, que abandonaram tudo para dedicar-se ao cuidado gratuito dos jovens, tem se estendido pelo mundo todo. Ficaram mais conhecidos como "Irmãos Cavanis" e destacaram-se no trabalho educacional com a juventude. No ano de 1968, a Congregação das Escolas de Caridade - Instituto Cavanis veio para o Brasil, fundando a Província Antonio e Marcos Cavanis. Um ano depois, no ano de 1969, foi fundada a Associação Antônio e Marcos Cavanis, como a organização responsável pela manutenção das obras sociais da Congregação religiosa e da sua província no Brasil. A Associação Antônio e Marcos Cavanis nasceu da sensibilidade dos religiosos da Congregação das Escolas de Caridade em colaborar com a redução dos problemas sociais da região dos campos gerais, através da promoção do acesso aos direitos fundamentais de cidadania. Com o passar do tempo esta associação estendeu o seu trabalho social por outros estados do nosso país através da criação de sub sedes executoras, as quais desenvolvem programas específicos nas áreas de assistência social e educação de crianças, adolescentes e jovens.
3. Missão:
Acolher, proteger, educar e promover com amor paterno, crianças, adolescentes e jovens, assegurando direitos fundamentais e valores essenciais para o seu desenvolvimento integral.
4. Visão de Futuro:
A Associação Antônio e Marcos Cavanis tem como visão de futuro ser uma organização de excelência, criando condições para o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens através da prestação de serviços sociais e educacionais.
5. Valores:
A Associação Antônio e Marcos Cavanis fundamenta-se e orienta-se por princípios cristãos e por um conjunto de valores que denominamos de “Carisma Cavanis”. O Carisma Cavanis é a herança deixada pelos nossos fundadores (Pe Antonio e Pe Marcos Cavanis), que tem como enfoque e diretriz a paternidade cuja característica principal é o amor. Acreditamos que amar as crianças, adolescentes e jovens como filhos constitui o grande diferencial para a educação no mundo atual, carente de valores éticos, sociais e cristãos. Neste sentido os educadores são convidados a desenvolver nocotidiano “mais a missão de pais do que de mestres”, mantendo um vínculo de amor e proximidade com as crianças, adolescentes e jovens. Este amor é gratuito, nada espera em troca, inspira-se na paternidade divina (Deus ama a todos sem distinção e gratuitamente) buscando a garantia de direitos que proporcionem a promoção do desenvolvimento integral. O “Carisma Cavanis” realiza-se através do compromisso assumido pelos envolvidos no processo educativo que se desdobra em “formar o coração” da juventude através da promoção de valores éticos cristãos, mantendo um relacionamento feito de atenção, confiança, respeito e comunhão com as crianças, adolescentes e jovens sem exclusão social e através do diálogo aberto para o enriquecimento cultural e espiritual. É fundamental ainda desenvolver um trabalho em equipe como requisito indispensável para obter resultados satisfatórios. A Caridade é à base do Carisma Cavanis. Mas o conceito de “Caridade-Amor”; o amor que move a vontade, à busca efetiva do bem dos outros e procura identificar-se com o amor de Deus: ágape, amor-caridade. Neste entendimento a Caridade é sinônimo de amor: amor gratuito que move á ação, que produz direitos fundamentais e estes garantem a promoção social da juventude. Quando acolhemos e atendemos as crianças, adolescentes e jovens com base nos valores do “Carisma Cavanis” estaremos cumprindo o nobre ideal dos nossos fundadores que desejavam “Ser mais pais que mestres”, acreditando assim contribuir com a missão da família e assegurar o futuro da sociedade.
6. O que fazemos:
Desenvolvemos e executamos programas em regime de apoio sócio educativo em meio aberto para crianças, adolescentes e jovens de acordo com o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) e na Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8742/93). Desenvolvemos e executamos programas de orientação e apoio sócio-familiar, de forma conjunta com o programa de apoio sócio educativo, focando as famílias das crianças e adolescentes ou a sua comunidade. Atuamos na defesa dos direitos da criança e adolescente, através de denúncia ao Conselho Tutelar e/ou outros órgãos competentes, quando constatamos maus tratos contra criança ou adolescente da instituição. Desenvolvemos projetos sociais que fortalecem a rede de proteção social à criança e adolescente. Proporcionamos catequese e evangelização, acolhendo e dando a necessária formação religiosa e profissional às pessoas de sexo masculino que desejam levar uma vida consagrada, a fim de garantir a continuidade das obras beneficentes desta organização.