17/10/2013

Projeto Clube da Leitura
A Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, desenvolve e executa projetos programas de orientação, apoio sócio educativo e familiar. Esses programas têm como objetivo a realização de Projetos e Oficinas voltados para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos e 11 meses.
Desta forma as oficinas estão desenvolve e promove nas crianças e adolescentes valores e cidadania, favorecendo uma integração entre a Instituição e as famílias.
A oficina a Tarefa Escolar acompanha o desenvolvimento dos atendidos, focando o dever da escola, tais como: atividades corriqueiras, pesquisas, trabalhos escolares e a leitura de forma lúdica.
Oferecemos a oficina de Informática que é fundamental hoje para o mercado de trabalho, sendo o computador um instrumento que permite maiores condições de acesso ao trabalho.
Oferecemos também a oficina de Esporte, com atividades recreativas com jogos: futsal, vôlei e capoeira, assim essa oficina contribui especialmente para o desenvolvimento integral através da interdisciplinaridade e diminuindo o individualismo e deixando aflorar o espírito competitivo.
Promovendo as atividades artísticas temos a oficina de Artesanato com atividades manuais que visa desenvolver a capacidade de criação, desenvolvendo a dimensão sensório - cognitivo, coordenação motora e concentração.
Resgatando prazer de brincar contamos com Brinquedoteca, onde é vivenciado um momento lúdico e direcionar comportamento biopsicossocial dos atendidos.
A oficina de Corte e Costura funciona para as mães ou responsáveis dos atendidos onde se aprende do traçar dos moldes até o corte e costura. Contamos ainda com a oficina do Cantinho da Beleza que visa manter e acompanhar a higiene pessoal dos atendidos, criando o hábito de se manter um bom visual e levantando a auto-estima.
Projeto Clube da Leitura
Desenvolvendo o projeto Clube da Leitura: Escrevendo e Contando Histórias, cujo objetivo é despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo, possibilitando o crescimento intelectual, a produção oral e escrita, formando cidadãos mais críticos, coerente e com maior capacidade de interpretação e entendimento.
A partir das leituras as atividades desenvolvidas com exposição, histórias em quadrinhos, desenhos, origamis, acrósticos e personagens criados com massas de modelar, a releitura, teatros e contação de histórias.

São vários os motivos que preocupam os pais, um desses em especial tem preocupado pais, educadores, profissionais de saúde e também a sociedade em geral, o uso indevido de drogas.
Projeto Consumo Consciente
São muitas as dificuldades encontradas para abordar esta temática, entre elas estão à falta de informação, insegurança e o medo. Pensando nisso a Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis colocou uma meta para o ano de 2013, oferecermos aos atendidos, familiares e comunidades adjacentes, informações e capacitação para socializar e democratizar conhecimento sobre o assunto drogas, procurando também fazer um trabalho preventivo e assim surge o PAD – Projeto de “Prevenção as Drogas: Seja diferente! Drogas Não”.
Projeto Prevenção as Drogas - Capoeira
O projeto Prevenção as Drogas é um instrumento de apoio que busca passar informações atualizadas e adequadas sobre as diferentes drogas lícitas e ilícitas, visando aumentar as chances dos envolvidos no projeto não usarem e ficarem longe das drogas.
Foram convidados quatro profissionais para o projeto.
- Psicólogo – atuando no fortalecimento de vínculos sócios familiares e auto-estima;
- Pedagogo – no desenvolvimento humano na temática de Prevenção as Drogas;
- Educador físico – expressão corporal, cidadania e ações da droga no organismo;
- Assistente Social – trabalhou com o acompanhamento pessoal e familiar.
No fechamento do Projeto realizamos uma I Caminhada pela Vida, ação preventiva que contou com o apoio da UFU- Universidade Federal de Uberlândia, Secretaria Municipal Anti Drogas, Secretaria Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, SETRAN, Polícia Militar e DMAE
Um número expressivo de pessoas participaram da caminhada, onde familiares acompanharam seus filhos com muito entusiasmo e disposição. Também se fez presente alunos das 06 escolas municipais do bairro, ONGs e diversos grupos de diferentes segmentos culturais dos bairros adjacentes.
Caminhada pela Vida
Acreditamos que a instituição diante das oficinas e projetos cumpriu no decorrer do ano de 2013 sua missão organizacional oferecendo aos atendidos e familiares a possibilidades de transformação e emancipação social.



Esmeralda Laurenço Quimalha da Silva

                                                             Coordenadora Pedagógica     




Quotidiano

Semana da Criança