18/06/2014

  Apresentação

A ONG Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis tem se desenvolvido e conquistado seu espaço no cenário social uberlandense, por meio da gestão de pessoas e de projetos que contempla os educadores, participantes, amigos, voluntários e colaboradores da instituição.
Por meio da gestão de projetos é possível pensar formas e estratégias que movimenta a ONG e possibilita que ela apareça, consiga mais parcerias para desenvolver suas ações e projetos.
Apesar de termos desenvolvido bastante, existe alguns aspectos importantes no quotidiano que merecem uma devida atenção. O trabalho com as diferenças de gênero, sociais, raciais, sexuais, econômicas, financeiras, bem como a indisciplina perante a gestão educacional da instituição. São inúmeros os problemas e poucas as soluções. Por vezes são situações que se repetem e não se pode fazer muita coisa em função do sistema que limita as ações do educador social. Essas atitudes desmotivam os educadores e a coordenação e cria um clima organizacional desvaforável à educação de qualidade.
Pensando em executar um trabalho em rede, estabelecendo parcerias com as políticas públicas e dialogando com as instituições pares da região sul, as ONGs Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, Maria Lobato, Estação Vida estuda a possibilidade de oferecer aos seus educadores e gestores sociais um Seminário com o tema “Gestão Educacional: diferenças e indisciplina no Terceiro Setor”, para fomentar uma rica discussão sobre as praticas educativas e temas afins da vivencia quotidiana de cada instituição.
Com esta iniciativa espera-se criar planos de ação concretos para implementar melhorias na instituição principalmente sobre diferenças e indisciplina, a fim de minimizar preconceitos, bullying, brigas, brincadeiras violentas, agressão verbal, desrespeito aos colegas e educadores e tantos outros problemas que impedem uma educação eficiente e integradora.
Coordenação: Edvaldo Sant`Ana Lourenço