10/09/2014

Desenho de Avaliação

Clube da Leitura: Escrevendo e Contando Histórias
Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis


Gabriela Laura Teixeira
Luiz Tarcísio Soares Melo
Mariana Cavanha

I. Projeto
a. Ações
Clube da LeituraO projeto ‘ Clube da Leitura: Escrevendo e Contando Histórias’ pretende desenvolver um conjunto de ações e incentivos à leitura e à escrita visando o desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. Para isso, se fará compra de livros e material pedagógico para trabalhar a leitura e a escrita dos alunos, além de estimular o senso crítico e habilidade na construção de textos.
O público alvo terá em mãos textos e atividades variadas que lhes proporcionarão o ato da leitura e compreensão dos textos, os livros englobaram desde clássicos até os mais contemporâneos, e a partir da leitura de tais livros os alunos irão se basear para fazerem construção de textos que contemplem a realidade em que estão inseridos diretamente.
Essas atividades serão organizadas por educadores e voluntários que através das técnicas proporcionadas pela língua portuguesa estimularão a leitura, a interpretação e a compreensão do texto expresso pela escrita. Isto será proporcionado didaticamente por meio de cartazes, desenhos, textos verbais, textos não verbais, brincadeiras, jornais, revistas em quadrinhos, poemas e poesia em geral.
Todo o trabalho será apresentado em colégios municipais (Caic Laranjeiras, Colégio São Jorge, Faculdade Católica de Uberlândia e Colégio José Ferreira em Uberaba).
O desenvolvimento desse projeto será feito na Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, situada no bairro Laranjeiras, e envolverá apresentações culturais como a 5ª Cultural XII Mostra Cultura, contemplando escolas e faculdades parceiros situados na cidade de Uberlândia e Uberaba.
O objetivo central a ser desenvolvido no projeto consiste em oferecer as condições para que as crianças e adolescentes tenham contato direto com a leitura e a escrita formal e possam usar as ferramentas disponibilizadas para melhorar a compreensão textual e a escrita, sendo capazes de construir e contar suas próprias histórias e por fim estimular o ler, o escrever e a criatividade.
b. Objetivos específicos
        i.            Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos atendidos;
      ii.            Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
    iii.            Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
    iv.            Estimular o desejo de novas leituras;
      v.            Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
    vi.            Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
  vii.            Compreender que a leitura e a escrita abrem novos horizontes e desafiam nossa imaginação;
viii.            Possibilitar o crescimento intelectual.
c. Público alvo
150 (cento e cinquenta) crianças e adolescentes de 06 a 15 anos e 11 meses, do bairro Laranjeiras e adjacências de Uberlândia/MG. Atendidos pela Associação Antônio e Marcos Cavanis, bem como seus familiares e comunidade.
II. A avaliação
a. Indicadores de impacto
i. Quais são?
Notas anuais em língua portuguesa e em matemática.
ii. Como se relacionam com os objetivos?
A nota em língua portuguesa na escola seria o indicador de impacto mais coerente, pois ela é diretamente interligada com os objetivos do projeto, que são de desenvolver a leitura e a interpretação de textos, bem como a produção e a apresentação dos mesmos.
Um dos maiores problemas no ensino da matemática está na deficiência em leitura dos estudantes, e não nos números. Como este projeto estimula a leitura dos alunos, espera-se que estes melhorem sua capacidade de interpretação de textos, o que influencia positivamente em suas notas de matemática. Uma avaliação realizada pela ONG 'Todos pela Educação' em escolas públicas e particulares de todo país revelou que quanto maior a nota da redação melhor o desempenho do aluno nas questões de matemática.[1]
b. Grupos de tratamento e controle
i. Quem será?
O grupo de tratamento serão os próprios 150 beneficiários do projeto. O grupo de controle será composto por alunos parecidos com estes 150 beneficiários, em termos socioeconômicos.
ii. Como foram escolhidos os controles?
Após a obtenção dos dados a partir dos questionários feitos nas escolas dos bairros em que as crianças e adolescentes residem, serão escolhidos os estudantes mais parecidos com os estudantes beneficiários do projeto.
iii. Quantos serão?
Serão 150 crianças e adolescentes.
III. Dados
a. Instrumentos de coleta
Questionários respondidos pelas crianças do 1º ao 9º ano.
b. Informações coletadas
i. Como os dados serão coletados?
Serão coletados por meio de questionários feitos aos beneficiários do projeto, e aos estudantes das escolas. Além das variáveis socioeconômicas, será necessária a coleta das notas finais em língua portuguesa e matemática dos alunos do ano anterior e após a conclusão dos 10 meses de projeto.
ii. Quais variáveis serão coletadas?
Além das informações para contato (nome completo, endereço, telefone, contato para recados etc.), serão coletadas variáveis socioeconômicas que afetem o desempenho escolar do aluno e sua participação no projeto, como a renda per capita, sexo (0 para masculino ou 1 para feminino), cor (0 para branco ou 1 para negro), idade, escolaridade da mãe (0 para nível médio ou 1 para nível superior) e se é repetente ou não (0 se está na série correta ou 1 se estiver atrasado).
iii. Porque essas variáveis foram escolhidas?
A renda per capita tende a influenciar positivamente o desempenho e a participação dos alunos no projeto, pois quanto maior a renda per capita, melhores serão as condições de estudo e aprendizagem, e os pais, com uma renda maior, provavelmente são mais bem instruídos e incentivarão seus filhos à participarem do programa.
O gênero também influencia no desempenho escolar. Segundo a conclusão do estudo de RAMALHO FILHO et al. (2013), os jovens do sexo feminino obtiveram melhores médias de notas escolares do que jovens do sexo masculino, corroborando com dados da literatura. MENEZES-FILHO (2007) complementa que: “os meninos têm um desempenho em matemática superior às meninas em todas as séries. Em língua portuguesa ocorre o contrário, e este padrão é recorrente em todas as sociedades para as quais temos dados.”
A cor do aluno também apresenta um impacto significativo sobre seu desempenho. Os brancos tendem a ter melhores notas em relação aos negros. Isto porque, devido a um processo histórico de discriminação racial, os negros no geral são mais pobres e marginalizados do que os brancos, o que impacta na qualidade da educação dos pais, e consequentemente na dos filhos.
Segundo MENEZES-FILHO (2007), uma das variáveis mais importantes está a escolaridade da mãe. Segundo o estudo, ter uma mãe com ensino superior aumenta em cerca de 3 pontos o desempenho na 4ª série, em 9 pontos na 8ª e 6 pontos no ensino médio.
E a repetência anterior também provoca uma grande diminuição na proficiência atual. A repetência, além de aumentar os custos da educação para os estado e municípios, não recupera o aluno em termos de aprendizado.
IV. Avaliação de impacto
a. Qual a metodologia a ser aplicada (teste de médias, regressão múltipla) e por quê?
Será aplicada a metodologia de regressão múltipla, pois os alunos do grupo de controle e tratamento não foram escolhidos de forma aleatória. Sendo assim, é preciso que se controle a estimação do ATT pelas características observáveis dos alunos correlacionadas tanto com o desempenho escolar quanto com a seleção para participação no projeto.
b. Qual a técnica a ser utilizada (diferenças em diferenças) e por quê?
Será utilizada a técnica de Diferenças em Diferenças (DD), porque se pretende colher as informações dos alunos antes e depois do período de participação no projeto. O método DD permite o controle por características não observáveis que estão correlacionadas tanto com o desempenho escolar do aluno quanto com a participação no projeto.
c. Validade interna e externa do desenho da avaliação de impacto.
Uma pesquisa será mais válida se pudermos ter mais certeza de que nossa hipótese é a única explicação para os resultados e que outras possíveis explicações não são viáveis. Uma pesquisa tem alta validade interna quando ela é capaz de diminuir as hipóteses rivais plausíveis, deixando apenas a nossa hipótese experimental como explicação plausível dos dados. Como será possível utilizarmos o método DD, a avaliação se tornará válida internamente.
A validade externa de uma pesquisa se refere à  capacidade de podermos generalizar os resultados, obtidos com a nossa amostra, à população em geral. O que queremos, ao realizar uma pesquisa, é descobrir relações causais que possam ser verdadeiras, não só para a nossa amostra, mas para as pessoas em geral, senão nossas conclusões seriam muito limitadas e, portanto, de pouco interesse. Como a amostra dessa avaliação não é aleatória da população-alvo, ela não possui validade externa, ou seja, não podemos generalizar nossos resultados.


V. Retorno econômico
a. Transformação do impacto em benefício monetário
i. Como será feito?
A avaliação do retorno econômico será feita a partir do levantamento de hipóteses de economias ou ganhos sociais pela implementação do projeto Clube da Leitura: Escrevendo e Contando Histórias. Após estimar os custos e benefícios desse projeto, serão utilizadas algumas técnicas de cálculo do retorno econômico, como: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa de Interna de Retorno (TIR) e Razão Custo-Benefício (RCB).
ii. Por quanto tempo o benefício vai durar?
Considerando que esse projeto busca promover o crescimento intelectual e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos atendidos, pode-se dizer que o benefício tende a perdurar por toda a vida dos indivíduos tratados, seja na vivência pessoal ou profissional deles.
iii. Quais as hipóteses?
Período de duração do benefício: a vida toda do indivíduo.

2ª – Considerando a idade mínima de 16 anos para entrada no mercado de trabalho, a idade média dos participantes do projeto como 11 anos e permanência no programa de 02 anos, estima-se que o tempo médio entre o beneficiado passar pelo programa e entrar no mercado de trabalho seja igual a 03 anos.

3ª – Salário assumido na entrada no mercado de trabalho: R$ 724,00 (salário mínimo).

4ª - A melhora no desempenho escolar das crianças e adolescentes afetará seus salários futuros no mercado de trabalho, com elasticidade estimada de 0,35%, conforme estudo de Curi e Menezes-Filho (2006).

5ª – Taxa de juros ou taxa de desconto intertemporal igual a 0,7% ao mês ou 8,73% ao ano.


b. Custos do projeto:
i. Contábeis: pintura, 02 ventiladores, 01 mesa grande, 15 cadeiras, 04 estantes livreiros, 01 carpete, 15 almofadas, 05 pessoas empregadas, 300 novos livros e outros materiais didáticos, pedagógicos e jogos educativos. Total: R$ 15000,00.
ii. De oportunidade: tempo dos participantes do projeto, que poderiam estar em casa ajudando nas atividades domésticas. Total: 160,00 - valor de duas diárias por mês, equivalente a R$ 1920,00 por ano.
iii. Econômico: contábil + de oportunidade = R$ 16920,00
c. Cálculo do benefício:
Multiplicou-se o valor do ATT de 5,92% pela estimativa de 0,35% de elasticidade no salário futuro dos participantes do projeto, o que resultou numa variação percentual de +2,07% sobre o salário mínimo de R$ 724,00, gerando um aumento de R$ 15,00 no salário do grupo de tratados, se comparado ao salário do grupo de controle. O aumento monetário na renda de R$ 15,00 foi multiplicado pelo total de 150 participantes e 12 meses, totalizando um benefício de R$ 27000,00 por ano.
d. Fluxo de caixa
fluxo de caixa2





e. Técnicas de cálculo do retorno econômico:
Tempo (ano)
Custo (R$)
Benefício (R$)
Benefício-custo
0
16920
0
-16920
1
16920
0
-16920
2
0
0
0
3
0
0
0
4
0
0
0
5
0
27000
27000
6
0
27000
27000
7
0
27000
27000
8
0
27000
27000
9
0
27000
27000
10
0
27000
27000
VPL =
R$ 54.886,37
TIR =
26%
VPBt=
R$ 87.367,85
VPCt0  =
R$ 32.481,48
RCB =
2,69
Retorno % =
169

f. Conclusões
i. O que o retorno significa?
O valor presente líquido positivo (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) maior que a taxa de juros intertemporal adotada de 8,73% ao ano, assim como a razão custo benefício (RCB) maior do que 01 unidade, indicam que o projeto é viável economicamente, ou seja, que os benefícios gerados por ele superam os custos incorridos na sua implantação.



VI. Limitações do exercício de avaliação realizado
a. Quais os limites impostos pela estratégia adotada
Dificuldade em transformar os impactos do projeto em benefícios monetários, considerando que alguns dos seus efeitos também representam ganhos para a sociedade, como a redução do índice de encarceramento e número de usuários de drogas, o que levaria a uma diminuição de gastos com auxílios-reclusão e pensões por morte, por exemplo.
b. Como você poderia melhorar sua avaliação?
A avaliação poderia ser melhorada considerando uma maior disponibilidade de recursos, como número de avaliadores desse projeto e período de tempo do curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais.
Referências Bibliográficas
CURI, Andréa Zaitune; MENEZES FILHO, Naércio A. A Relação entre o Desempenho Escolar e os Salários no Brasil. Insper Working Paper, Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, 2006.
FILHO, Naercio Menezes et al. Avaliação Econômica de Projetos Sociais. São Paulo, Dinâmica Gráfica e Editora, 2012.
MENEZES-FILHO, Naércio Aquino. Os determinantes do desempenho escolar do Brasil. IFB, 2007.
RAMALHO FILHO, Mauro Henrique Nascimento et al. A influência do gênero no desempenho escolar em crianças de escola pública. ANAIS DO CBMFC, n. 12, p. 253, 2013.






Questionário socioeconômico

Nome:_______________________________________________________________
Telefone:_____________________________________________________________
Endereço:__________________________________________________________________
Participante do projeto: Sim (   )    Não (   )
1. Qual é o seu sexo?
(A) Masculino
(B) Feminino
2. Qual a sua cor?
(A) Negro
(B) Pardo
(C) Branco
(D) Amarelo
3. Qual a sua idade?
R:
4. Em qual série você está?
R:
5. Quantas pessoas moram com você? (incluindo irmãos, parentes e amigos)
(A) Moro sozinho
(B) De uma a duas
(C) De três a quatro
(D) De quatro a cinco
(E) Mais de seis
6. Qual é o nível de escolaridade da sua mãe?
(A) Da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental (antigo primário)
(B) Da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental (antigo ginásio)
(C) Ensino Médio (antigo 2º grau)
(D) Ensino Superior
(E) Especialização
(F) Não estudou
(G) Não sei
7. Você trabalha ou já trabalhou?
(A) Sim
(B) Não
8.  Somando a sua renda (se tiver) com a renda das pessoas que moram com você, quanto é, aproximadamente, a renda familiar mensal?
(A) Nenhuma renda.
(B) Até 1 salário mínimo (até R$ 678,00).
(C) De 1 a 3 salários mínimos (de R$ 678,01 até R$ 2.034,00).
(D) De 3 a 6 salários mínimos (de R$ 2.034,01 até R$ 4.068,00).
(E) De 6 a 9 salários mínimos (de R$ 4.068,01 até R$ 6.102,00).
(F) De 9 a 12 salários mínimos (de R$ 6.102,01 até R$ 8.136,00).(G) De 12 a 15 salários mínimos (de R$ 8.136,01 até R$ 10.170,00).
(H) Mais de 15 salários mínimos (mais de R$ 10.170,01).
9. Você já repetiu de série alguma vez?
(A) Sim
(B) Não
10. Quais foram suas notas em matemática durante essa série que está cursando (2014), e sua nota final em 2013?
2013:
2014:
11. Quais foram suas notas em língua portuguesa,durante essa série que está cursando (2014), e sua nota final em 2013?
2013:
2014: