Desenho
de Avaliação
Clube da Leitura: Escrevendo e
Contando Histórias
Casa
da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis
Gabriela Laura Teixeira
Luiz Tarcísio Soares Melo
Mariana Cavanha
I. Projeto
a. Ações
O projeto ‘ Clube da Leitura: Escrevendo e Contando
Histórias’ pretende desenvolver um conjunto de ações e incentivos à leitura e à
escrita visando o desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. Para
isso, se fará compra de livros e material pedagógico para trabalhar a leitura e
a escrita dos alunos, além de estimular o senso crítico e habilidade na
construção de textos.
O público alvo terá em mãos textos e atividades
variadas que lhes proporcionarão o ato da leitura e compreensão dos textos, os
livros englobaram desde clássicos até os mais contemporâneos, e a partir da
leitura de tais livros os alunos irão se basear para fazerem construção de
textos que contemplem a realidade em que estão inseridos diretamente.
Essas atividades serão organizadas por educadores e
voluntários que através das técnicas proporcionadas pela língua portuguesa
estimularão a leitura, a interpretação e a compreensão do texto expresso pela
escrita. Isto será proporcionado didaticamente por meio de cartazes, desenhos,
textos verbais, textos não verbais, brincadeiras, jornais, revistas em
quadrinhos, poemas e poesia em geral.
Todo o trabalho será apresentado em colégios
municipais (Caic Laranjeiras, Colégio São Jorge, Faculdade Católica de
Uberlândia e Colégio José Ferreira em Uberaba).
O desenvolvimento desse projeto será feito na Casa
da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, situada no bairro Laranjeiras, e
envolverá apresentações culturais como a 5ª Cultural XII Mostra Cultura,
contemplando escolas e faculdades parceiros situados na cidade de Uberlândia e
Uberaba.
O objetivo central a ser desenvolvido no projeto
consiste em oferecer as condições para que as crianças e adolescentes tenham
contato direto com a leitura e a escrita formal e possam usar as ferramentas
disponibilizadas para melhorar a compreensão textual e a escrita, sendo capazes
de construir e contar suas próprias histórias e por fim estimular o ler, o
escrever e a criatividade.
b. Objetivos específicos
i.
Despertar o
prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos atendidos;
ii.
Promover o desenvolvimento
do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
iii.
Possibilitar o
acesso aos diversos tipos de leitura buscando efetivar enquanto processo a
leitura e a escrita.
iv.
Estimular o
desejo de novas leituras;
v.
Possibilitar a
vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
vi.
Possibilitar
produções orais, escritas e em outras linguagens;
vii.
Compreender que
a leitura e a escrita abrem novos horizontes e desafiam nossa imaginação;
viii.
Possibilitar o
crescimento intelectual.
c. Público alvo
150 (cento e cinquenta) crianças e adolescentes de
06 a 15 anos e 11 meses, do bairro Laranjeiras e adjacências de Uberlândia/MG.
Atendidos pela Associação Antônio e Marcos Cavanis, bem como seus familiares e
comunidade.
II. A avaliação
a. Indicadores de impacto
i. Quais são?
Notas
anuais em língua portuguesa e em matemática.
ii. Como se relacionam
com os objetivos?
A nota em língua portuguesa na escola
seria o indicador de impacto mais coerente, pois ela é diretamente interligada
com os objetivos do projeto, que são de desenvolver a leitura e a interpretação
de textos, bem como a produção e a apresentação dos mesmos.
Um dos maiores problemas no ensino da
matemática está na deficiência em leitura dos estudantes, e não nos números.
Como este projeto estimula a leitura dos alunos, espera-se que estes melhorem
sua capacidade de interpretação de textos, o que influencia positivamente em suas
notas de matemática. Uma avaliação realizada pela ONG 'Todos pela Educação' em
escolas públicas e particulares de todo país revelou que quanto maior a nota da
redação melhor o desempenho do aluno nas questões de matemática.[1]
b. Grupos de tratamento e controle
i. Quem será?
O
grupo de tratamento serão os próprios 150 beneficiários do projeto. O grupo de
controle será composto por alunos parecidos com estes 150 beneficiários, em
termos socioeconômicos.
ii. Como foram
escolhidos os controles?
Após
a obtenção dos dados a partir dos questionários feitos nas escolas dos bairros
em que as crianças e adolescentes residem, serão escolhidos os estudantes mais
parecidos com os estudantes beneficiários do projeto.
iii. Quantos serão?
Serão
150 crianças e adolescentes.
III. Dados
a. Instrumentos de coleta
Questionários
respondidos pelas crianças do 1º ao 9º ano.
b. Informações coletadas
i. Como os dados serão
coletados?
Serão
coletados por meio de questionários feitos aos beneficiários do projeto, e aos
estudantes das escolas. Além das variáveis socioeconômicas, será necessária a
coleta das notas finais em língua portuguesa e matemática dos alunos do ano
anterior e após a conclusão dos 10 meses de projeto.
ii. Quais variáveis
serão coletadas?
Além
das informações para contato (nome completo, endereço, telefone, contato para
recados etc.), serão coletadas variáveis socioeconômicas que afetem o
desempenho escolar do aluno e sua participação no projeto, como a renda per capita, sexo (0 para masculino ou 1
para feminino), cor (0 para branco ou 1 para negro), idade, escolaridade da mãe
(0 para nível médio ou 1 para nível superior) e se é repetente ou não (0 se
está na série correta ou 1 se estiver atrasado).
iii. Porque essas
variáveis foram escolhidas?
A
renda per capita tende a influenciar
positivamente o desempenho e a participação dos alunos no projeto, pois quanto
maior a renda per capita, melhores
serão as condições de estudo e aprendizagem, e os pais, com uma renda maior,
provavelmente são mais bem instruídos e incentivarão seus filhos à participarem
do programa.
O
gênero também influencia no desempenho escolar. Segundo a conclusão do estudo
de RAMALHO FILHO et al. (2013), os jovens
do sexo feminino obtiveram melhores médias de notas escolares do que jovens do
sexo masculino, corroborando com dados da literatura. MENEZES-FILHO (2007)
complementa que: “os meninos têm um desempenho em matemática superior às
meninas em todas as séries. Em língua portuguesa ocorre o contrário, e este
padrão é recorrente em todas as sociedades para as quais temos dados.”
A
cor do aluno também apresenta um impacto significativo sobre seu desempenho. Os
brancos tendem a ter melhores notas em relação aos negros. Isto porque, devido
a um processo histórico de discriminação racial, os negros no geral são mais
pobres e marginalizados do que os brancos, o que impacta na qualidade da
educação dos pais, e consequentemente na dos filhos.
Segundo
MENEZES-FILHO (2007), uma das variáveis mais importantes está a escolaridade da
mãe. Segundo o estudo, ter uma mãe com ensino superior aumenta em cerca de 3
pontos o desempenho na 4ª série, em 9 pontos na 8ª e 6 pontos no ensino médio.
E
a repetência anterior também provoca uma grande diminuição na proficiência
atual. A repetência, além de aumentar os custos da educação para os estado e
municípios, não recupera o aluno em termos de aprendizado.
IV. Avaliação de
impacto
a. Qual a metodologia a ser
aplicada (teste de médias, regressão múltipla) e por quê?
Será
aplicada a metodologia de regressão múltipla, pois os alunos do grupo de
controle e tratamento não foram escolhidos de forma aleatória. Sendo assim, é
preciso que se controle a estimação do ATT pelas características observáveis
dos alunos correlacionadas tanto com o desempenho escolar quanto com a seleção
para participação no projeto.
b. Qual a técnica a ser utilizada
(diferenças em diferenças) e por quê?
Será
utilizada a técnica de Diferenças em Diferenças (DD), porque se pretende colher
as informações dos alunos antes e depois do período de participação no projeto.
O método DD permite o controle por características não observáveis que estão
correlacionadas tanto com o desempenho escolar do aluno quanto com a
participação no projeto.
c. Validade interna e externa do
desenho da avaliação de impacto.
Uma
pesquisa será mais válida se pudermos ter mais certeza de que nossa hipótese é
a única explicação para os resultados e que outras possíveis explicações não
são viáveis. Uma pesquisa tem alta validade interna quando ela é capaz de
diminuir as hipóteses rivais plausíveis, deixando apenas a nossa hipótese
experimental como explicação plausível dos dados. Como será possível utilizarmos
o método DD, a avaliação se tornará válida internamente.
A
validade externa de uma pesquisa se refere à
capacidade de podermos generalizar os resultados, obtidos com a nossa
amostra, à população em geral. O que queremos, ao realizar uma pesquisa, é descobrir
relações causais que possam ser verdadeiras, não só para a nossa amostra, mas
para as pessoas em geral, senão nossas conclusões seriam muito limitadas e,
portanto, de pouco interesse. Como a amostra dessa avaliação não é aleatória da
população-alvo, ela não possui validade externa, ou seja, não podemos
generalizar nossos resultados.
V. Retorno
econômico
a. Transformação do impacto em
benefício monetário
i. Como será feito?
A
avaliação do retorno econômico será feita a partir do levantamento de hipóteses
de economias ou ganhos sociais pela implementação do projeto Clube da Leitura: Escrevendo e Contando
Histórias. Após estimar os custos e benefícios desse projeto, serão
utilizadas algumas técnicas de cálculo do retorno econômico, como: Valor
Presente Líquido (VPL), Taxa de Interna de Retorno (TIR) e Razão
Custo-Benefício (RCB).
ii. Por quanto tempo o
benefício vai durar?
Considerando
que esse projeto busca promover o
crescimento intelectual e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos
atendidos, pode-se dizer que o benefício tende a perdurar por toda a vida dos
indivíduos tratados, seja na vivência pessoal ou profissional deles.
iii. Quais as
hipóteses?
1ª
– Período de duração do benefício: a
vida toda do indivíduo.
2ª
– Considerando a idade mínima de 16 anos para entrada no mercado de trabalho, a
idade média dos participantes do projeto como 11 anos e permanência no programa
de 02 anos, estima-se que o tempo médio entre o beneficiado passar pelo
programa e entrar no mercado de trabalho seja igual a 03 anos.
3ª
– Salário assumido na entrada no mercado de trabalho: R$ 724,00 (salário
mínimo).
4ª
- A melhora no desempenho escolar das crianças e adolescentes afetará seus
salários futuros no mercado de trabalho, com elasticidade estimada de 0,35%,
conforme estudo de Curi e Menezes-Filho (2006).
5ª
– Taxa de juros ou taxa de desconto
intertemporal igual a 0,7% ao mês ou 8,73% ao ano.
b. Custos do projeto:
i. Contábeis: pintura,
02 ventiladores, 01 mesa grande, 15 cadeiras, 04 estantes livreiros, 01
carpete, 15 almofadas, 05 pessoas empregadas, 300 novos livros e outros
materiais didáticos, pedagógicos e jogos educativos. Total: R$ 15000,00.
ii. De oportunidade: tempo
dos participantes do projeto, que poderiam estar em casa ajudando nas
atividades domésticas. Total: 160,00 - valor de duas diárias por mês,
equivalente a R$ 1920,00 por ano.
iii. Econômico: contábil
+ de oportunidade = R$ 16920,00
c. Cálculo do benefício:
Multiplicou-se
o valor do ATT de 5,92% pela estimativa de 0,35% de elasticidade no salário
futuro dos participantes do projeto, o que resultou numa variação percentual de
+2,07% sobre o salário mínimo de R$ 724,00, gerando um aumento de R$ 15,00 no
salário do grupo de tratados, se comparado ao salário do grupo de controle. O
aumento monetário na renda de R$ 15,00 foi multiplicado pelo total de 150
participantes e 12 meses, totalizando um benefício de R$ 27000,00 por ano.
d. Fluxo de caixa
e. Técnicas de cálculo do retorno
econômico:
Tempo (ano)
|
Custo (R$)
|
Benefício (R$)
|
Benefício-custo
|
0
|
16920
|
0
|
-16920
|
1
|
16920
|
0
|
-16920
|
2
|
0
|
0
|
0
|
3
|
0
|
0
|
0
|
4
|
0
|
0
|
0
|
5
|
0
|
27000
|
27000
|
6
|
0
|
27000
|
27000
|
7
|
0
|
27000
|
27000
|
8
|
0
|
27000
|
27000
|
9
|
0
|
27000
|
27000
|
10
|
0
|
27000
|
27000
|
VPL =
|
R$ 54.886,37
|
||
TIR =
|
26%
|
||
VPBt0 =
|
R$ 87.367,85
|
||
R$ 32.481,48
|
|||
RCB =
|
2,69
|
||
Retorno % =
|
169
|
f. Conclusões
i. O que o retorno
significa?
O
valor presente líquido positivo (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) maior
que a taxa de juros intertemporal adotada de 8,73% ao ano, assim como a razão
custo benefício (RCB) maior do que 01 unidade, indicam que o projeto é viável
economicamente, ou seja, que os benefícios gerados por ele superam os custos
incorridos na sua implantação.
VI. Limitações
do exercício de avaliação realizado
a. Quais os limites impostos pela
estratégia adotada
Dificuldade
em transformar os impactos do projeto em benefícios monetários, considerando
que alguns dos seus efeitos também representam ganhos para a sociedade, como a
redução do índice de encarceramento e número de usuários de drogas, o que
levaria a uma diminuição de gastos com auxílios-reclusão e pensões por morte,
por exemplo.
b. Como você poderia melhorar sua
avaliação?
A
avaliação poderia ser melhorada considerando uma maior disponibilidade de
recursos, como número de avaliadores desse projeto e período de tempo do curso
de Avaliação Econômica de Projetos
Sociais.
Referências Bibliográficas
CURI,
Andréa Zaitune; MENEZES FILHO, Naércio A. A
Relação entre o Desempenho Escolar e os Salários no Brasil. Insper Working
Paper, Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, 2006.
FILHO,
Naercio Menezes et al. Avaliação
Econômica de Projetos Sociais. São Paulo, Dinâmica Gráfica e Editora, 2012.
MENEZES-FILHO,
Naércio Aquino. Os determinantes do
desempenho escolar do Brasil. IFB, 2007.
RAMALHO
FILHO, Mauro Henrique Nascimento et al. A influência do gênero no desempenho
escolar em crianças de escola pública. ANAIS
DO CBMFC, n. 12, p. 253, 2013.
Questionário socioeconômico
Nome:_______________________________________________________________
Telefone:_____________________________________________________________
Endereço:__________________________________________________________________
Participante do projeto: Sim ( ) Não ( )
1.
Qual é o seu sexo?
(A) Masculino
(B) Feminino
2.
Qual a sua cor?
(A) Negro
(B) Pardo
(C) Branco
(D) Amarelo
3.
Qual a sua idade?
R:
4.
Em qual série você está?
R:
5.
Quantas pessoas moram com você? (incluindo irmãos, parentes e amigos)
(A) Moro sozinho
(B) De uma a duas
(C) De três a quatro
(D) De quatro a cinco
(E) Mais de seis
6.
Qual é o nível de escolaridade da sua mãe?
(A) Da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental (antigo
primário)
(B) Da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental (antigo
ginásio)
(C) Ensino Médio (antigo 2º grau)
(D) Ensino Superior
(E) Especialização
(F) Não estudou
(G) Não sei
7.
Você trabalha ou já trabalhou?
(A) Sim
(B) Não
8. Somando a sua renda (se tiver) com a renda
das pessoas que moram com você, quanto é, aproximadamente, a renda familiar
mensal?
(A) Nenhuma renda.
(B) Até 1 salário mínimo (até R$ 678,00).
(C) De 1 a 3 salários mínimos (de R$ 678,01 até R$
2.034,00).
(D) De 3 a 6 salários mínimos (de R$ 2.034,01 até R$
4.068,00).
(E) De 6 a 9 salários mínimos (de R$ 4.068,01 até R$
6.102,00).
(F) De 9 a 12 salários mínimos (de R$ 6.102,01 até
R$ 8.136,00).(G) De 12 a 15 salários mínimos (de R$ 8.136,01 até R$ 10.170,00).
(H) Mais de 15 salários mínimos (mais de R$
10.170,01).
9.
Você já repetiu de série alguma vez?
(A) Sim
(B) Não
10.
Quais foram suas notas em matemática durante essa série que está
cursando (2014), e sua nota final em 2013?
2013:
2014:
11.
Quais foram suas notas em língua portuguesa,durante essa série que está
cursando (2014), e sua nota final em 2013?
2013:
2014: